UFRN promove capacitação de auditores internos

03/12/2019
Autor: Marcos Neves Jr. de Agecom/UFRN

Gestão de recursos, diminuição de riscos nos processos, transparência e governança são alguns dos itens primordiais para a administração de uma corporação que visa ao crescimento e à consolidação de sua marca. As universidades, até pela natureza pública de suas atividades, não devem fugir a esses requisitos.

Diante desse cenário, a UFRN iniciou, na segunda-feira, 2, um curso para o aprimoramento do controle de processos na instituição. Intitulado Fortalecimento Institucional da Auditoria Interna da UFRN com atualização e capacitação na área de Auditoria Governamental e Controle, com enfoque em Governança e Gestão de Riscos, o curso vai qualificar 25 servidores na área.

Dividida em quatro módulos de 40 horas, a capacitação segue até o final do mês de março de 2020. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), que convidou instrutores do Tribunal de Contas da União (TCU) para ministrarem as aulas a fim de qualificar os quadros da instituição.

No curso, os participantes vão aprender e receber atualizações sobre como fazer auditorias de acordo com as normas de órgãos de controle como o TCU e a Controladoria Geral da União (CGU). Além do órgão de auditoria da UFRN, compõem a turma servidores e gestores de outros setores da instituição, como pró-reitorias e a Ouvidoria.

De acordo com o auditor-geral da UFRN, professor Anailson Marcio Gomes, atualmente a auditoria é vista como parceira da gestão, que verifica normas e atos administrativos e analisa os procedimentos, contribuindo estrategicamente para a excelência da administração.

“Essa capacitação, com essa quantidade de horas é muito importante para a gestão. Esperamos que ao final do curso a qualidade das auditorias, do trabalho, da resposta dos gestores seja ampliada. Assim vamos melhorar a governança e mitigar os riscos para que a universidade tenha um desempenho excelente”, afirma Anailson.

Nos últimos anos, a UFRN vem experimentando um salto em rankings que apontam qualidade de gestão. Entre as instituições de ensino superior, em avaliação feita pelo TCU, a universidade ficou com a terceira colocação no Índice Geral de Governança publicado no início de 2019.

Segundo o auditor-geral adjunto, Bruno José Pereira Silva, a capacitação é importante para atualizar servidores mais experientes e fornecer mais ferramentas para aqueles que são recém-chegados na universidade.

“Uma auditoria mais bem capacitada vai desempenhar melhores trabalhos e agregar maior valor à instituição”, afirma Bruno José, explicando que conforme a auditoria se fortalece o índice de governança cresce.

Na mesma direção, o auditor-geral destaca que o investimento em auditoria traz benefícios não só para a instituição, mas para a sociedade como um todo. “Nossa meta é atingir nota máxima nesses índices, pois trabalhar com governança significa dar um melhor retorno do recurso público e é isso que o cidadão quer”, ressalta.

Fonte: https://ufrn.br/imprensa/noticias/31715/ufrn-promove-capacitacao-de-auditores-internos