Auditoria Interna da UFRN inaugura site oficial

26/12/2019
Enoleide Farias de Agecom/UFRN

A Auditoria Interna da UFRN (Audin) informa à comunidade acadêmica que já está em funcionamento o site oficial da unidade, disponível no endereço eletrônico auditoria.ufrn.br.

O site foi criado pela equipe da Superintendência de Informática (Sinfo), sob a coordenação da analista de sistemas Andressa Kroeff, juntamente à equipe da Audin, e tem como objetivo divulgar as informações institucionais da unidade, como o Plano Anual de Auditoria Interna (Paint), o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (Raint), a legislação vigente e os Relatórios de Auditoria decorrentes das ações realizadas na UFRN. Além disso, também estão disponíveis no site os Relatórios e os Certificados das Auditorias Anuais de Contas e os Pareceres dos Dirigentes de Controle Interno, todos emitidos pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU).

Segundo o auditor-geral adjunto, Bruno José Pereira Silva, é por meio da Auditoria que os controles internos da gestão são avaliados. Além disso, a legislação exige como obrigatória a publicação de documentos como o Raint, de maneira que o site, além de atender essa exigência, constitui-se não só como “uma oportunidade de aproximar a Auditoria Interna da UFRN da comunidade universitária, seu público direto, mas também, da sociedade em geral”.

O auditor-geral da UFRN, professor Anailson Marcio Gomes, também destacou a importância da Auditoria como um instrumento de evidenciação voltado ao atendimento das normas da Controladoria-Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos demais órgãos de controle. Além disso, Anailson Gomes aponta o site como “um meio de comunicação de auditoria, um suporte para evidenciar a prestação de contas dos atos de gestão (accountability)”.

O auditor-geral enfatizou, ainda, que todos os setores da instituição, como os Centros Acadêmicos, as Unidades Acadêmicas Especializadas e as Unidades Administrativas, necessitam do acompanhamento e da avaliação da Auditoria. Ele explica que “a Universidade tem a dimensão de uma cidade de médio porte, executa um dos maiores orçamentos do estado do Rio Grande do Norte, realiza muitas licitações, presta importantes serviços à comunidade, e tudo isso requer trabalho de auditoria.”

Sobre o funcionamento da unidade, o auditor-geral explicou que o trabalho da Audin é planejado antes do final de cada exercício, para ser executado no ano seguinte. Esse processo se inicia com consultas às unidades acadêmicas e administrativas sobre a necessidade de serviços de auditoria, por demandas da alta administração e por avaliação dos riscos.

Boa parte das ações previstas para 2020, segundo ele, são ações obrigatórias, cerca de 60%, cuja execução independe de discricionariedade. Outras, porém, seguem orientações dos órgãos de controle. Além disso, o planejamento também prevê ações eventuais que possam ser demandadas pela gestão central, por exemplo.

A equipe convida a comunidade acadêmica a visitar o site da Auditoria Interna da UFRN e a conhecer as informações disponíveis, e acrescenta que, a partir dessa nova ferramenta de comunicação, a unidade reafirma o compromisso com a transparência e com a sociedade em geral.

Fonte: https://ufrn.br/imprensa/noticias/32437/auditoria-interna-da-ufrn-inaugura-site-oficial